sexta-feira, 29 de março de 2013

QUER O LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO?


É muito gostoso vermos nosso time de futebol ser campeão de um torneio, ou nosso piloto preferido de Fórmula 1 vencer uma corrida, ou ainda, quando nós mesmos conseguimos subir no lugar mais alto do pódio.

Quando criança achava o máximo ganhar um elogio da professora por ter sido o melhor aluno em redação. Também quando tinha no caderninho uma letra A seguida de estrelinhas e com o “Parabéns” pela lição de casa realizada. Realmente era uma sensação muito boa. 


Mudamos hoje?! - Definitivamente não!


O ser humano é apaixonado pela competição, afinal, ela está presente em toda nossa vida. Corrija-me se estiver enganado!

Desde pequenos já somos ensinados, ainda que indiretamente pelos nossos pais, a sermos competitivos. Quem nunca ouviu a mãe dizer: “vamos ver quem acaba de comer primeiro!”? Confesse: era uma alegria quando raspávamos o pratinho para ganhar da mamãe e do papai...

O tempo passou, crescemos e ainda continuamos competitivos, mas dessa vez a competição é mais acirrada, afinal, temos que passar no vestibular, conseguir um bom emprego, uma linda namorada (e o namorado... ah essas mulheres!).

Enfim, é de suma importância nosso esforço para obtermos êxito no que buscamos.

O engraçado é que muitos desejam o pódio, mas pouco fazem para alcançá-lo.

Quem disse que seria fácil? Nunca foi fácil estudar até horas da madrugada para passar no período de exames do curso universitário. Preparar-se para uma entrevista onde teremos que competir com outros candidatos também exige de nós uma especial dedicação.

Aprendi que nada na vida pode ser conquistado a troco de uma entrega superficial. Nossa capacidade de competir sempre será medida pela nossa entrega na preparação! Pode um atleta conseguir maiores resultados sempre com a mesma metodologia de treinos? Se acredito nisso, então jamais poderei competir hoje numa época em que as circunstâncias exigem muito mais preparo, e isso vale em todos os aspectos da vida.

Ficar sentado vendo o tempo passar (e passa rápido mesmo!) acreditando que dá pra “chegar lá” sem um mínimo de esforço e dedicação, dará apenas o consolo dos preguiçosos: “eu tentei”.

Não quero que interprete o “tentar” com o “fazer”. Há uma diferença entre eles: alguns apenas tentam quando já definiram sua derrota, por isso, nada mais fazem para melhorar seu desempenho, por outro lado, fazer significa de fato trabalhar com dedicação toda ferramenta disponível e ainda ir além.

Ser competitivo de maneira a fazer o melhor, nos dá a chance de aprendermos também com nossos erros e algumas derrotas. Os verdadeiros vencedores sabem disso!

Nunca seja omisso em seus projetos na vida. Dedique-se a sempre fazer e dar o melhor de si.

Não tenha medo dos possíveis erros, eles o ajudarão a dar passos mais firmes no futuro bem sucedido.

Nunca se limite a apenas tentar, FAÇA!

“Ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para conquistá-lo”.
Augusto Cury


Leia também:
O VENCEDOR E OS OUTROS
NÃO SE ACOMODE, SEJA UM CAMPEÃO!
SE ACREDITA VENCER, ENTÃO JÁ É VENCEDOR!
ALGUNS PRINCÍPIOS PARA VENCER

2 comentários:

Seu comentário aguardará liberação do administrador.