Não se assuste... é contigo mesmo!
Cinco competências
indispensáveis para conseguir um bom emprego!
Atitude
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O mercado precisa de pessoas com iniciativa própria, isto é, o
profissional tem de buscar construir, conhecer, fazer. Não se pode esperar
ser delegado o tempo todo, é preciso ter atitude. Além disso, as lideranças
estão de olho naquelas que têm a proatividade de ir atrás de trabalho, acabar
uma coisa e já resolver outra, o famoso brilho nos olhos.
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Adaptação
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Quem tem essa competência é capaz de entender o ambiente e as pessoas
que pertencem ao lugar e agir pensando nas diferenças. Confronto e conflito
nem sempre trazem resultados, pelo contrário, é cansativo para a organização
ter de intervir em situações assim. Muitas vezes precisamos nos adaptar e
mudar algumas coisas que podem causar problemas. Não é possível ser nós
mesmos o tempo todo e fazer tudo do nosso jeito pode não ser bom para a
carreira.
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Flexibilidade
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As empresas querem, cada vez mais, ter em seus quadros colaboradores
com a capacidade de fazer coisas que não estavam planejadas, que não faziam
parte dos planos. Ou seja, assumir uma função para que não tem formação,
fazer uma viagem inesperada, realizar uma tarefa que não era sua. É o inverso
da rigidez.
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Humildade
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Essa característica é essencial num mundo em que é preciso estar
aprendendo sempre. Se o profissional pensa que já sabe tudo, as portas para
novos conhecimentos estarão fechadas.
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Capacidade de lidar com gente
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É necessário compreender o lugar do outro e saber respeitá-lo. Quando se olha apenas para um dos lados da questão (em geral, o nosso próprio), é mais difícil ceder e chegar a um acordo que seja bom para a instituição e não apenas para o indivíduo. Além disso, ninguém quer a fama de ser o chato do andar, não é? |
Bom dia para você!
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