sexta-feira, 15 de junho de 2012

QUE TIPO DE AMIGO É VOCÊ?


Existe um ditado que diz assim:
“saberá quem é seu amigo no momento de sua desgraça”.


Dois amigos, um bastante gordo e outro magro, estavam caçando em uma perigosa floresta.


Eis que de repente, surge diante deles um enorme e feroz urso. O medo e o susto foram tamanhos que abandonaram as armas e se puseram a correr. O amigo magro, rápido e ligeiro subiu em uma árvore, porém, o gordo não pôde fazer o mesmo. Não tendo alternativa, deitou-se sob a mesma árvore e fingiu de morto, suspendendo até a respiração.

O enorme urso chegou perto dele, cheirou seus ouvidos e seu rosto; e, achando que ele estava morto, seguiu adiante.

Enquanto isso, o amigo magro, bem protegido na árvore, torcia pelo amigo lá embaixo.
Depois que o urso se foi, desceu da árvore e perguntou ao gordo: - O que o urso lhe disse aos ouvidos?

Respondeu o gordo: - Que o amigo que abandona o outro na hora do perigo é um covarde!...


E assim também é no nosso dia a dia. Quantas vezes nos esquivamos das responsabilidades que compartilhamos com colega de trabalho ou mesmo na faculdade na execução de um projeto para nota quando “jogamos” o encargo de toda pesquisa para aquele colega. É... lembrou?

Contudo, é típico de muitos usarem esse meio como defesa deixando seu próximo exposto o perigo, ou, à uma situação que lhe causar constrangimento uma vez que deve compartilhar da mesma responsabilidade.

Quero ir além: quando nos omitimos em defesa de nossos pequenos, nossos velhinhos. É triste assistir á episódios de nosso cotidiano e perceber que muitos de nós (devo me incluir também) deixamos passar oportunidades de defendermos legitimamente o ser humano.

Enfim, é primeiramente meu dever entender tudo isso, pois se escrevo, é porque acredito e faço também esforço para me expressar com clareza de que eu e você temos um papel fundamental como os dois amigos na historinha acima.

Mas... qual deles você quer ser?

Um forte abraço, Deus abençoe seu dia!

Leia também:
UM GRANDE CONCEITO SOBRE AMIZADE

2 comentários:

  1. Vc esta escrevendo melhor a cada dia, Parabéns.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Fico feliz por apreciar os artigos.
      Alguns destes são partes de um livro maravilhoso chamado Saberia em Parábolas do professor Felipe Aquino, porém, como tenho aprendido muito com ele, gosto de também colocar minhas considerações para compartilhar com meus queridos leitores.
      (mas a grande maioria são de minha autoria!)

      Um forte abraço!

      Excluir

Seu comentário aguardará liberação do administrador.