terça-feira, 26 de junho de 2012

CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ!


Já ouvi muitas vezes pessoas dizerem: "sou sincero e se é verdade, falo mesmo o que penso... doa a quem doer!"

Ter cuidado e delicadeza com as palavras, é prova de sabedoria. 

Saber ouvir é uma característica das pessoas que desejam vencer na vida, pois ouvindo se aprende. De outro modo e não menos importante, saber colocar bem as palavras para quem as ouve, também é uma qualidade dos prudentes. 

Uma palavra mal expressada, pode custar muito caro... queima nossa imagem e para reparar o erro de uma palavra proferida não é fácil.


Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil, o sultão chamou um dos seus melhores profetas e perguntou-lhe quanto tempo ainda lhe restava para viver.

- Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos seus filhos mortos.

Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferira palavras tão aterradoras. Então, a guerra civil era realmente uma ameaça! Desesperado, chamou um segundo profeta.

- Quanto tempo viverei? – perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.

- Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa que ultrapassará a geração de seus filhos e chegará à geração dos seus netos.

Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata.

Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o profeta:

- Você disse a mesma coisa que o profeta anterior. Entretanto, o primeiro foi executado e você recebeu recompensas. Por quê?

- Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz.

Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não se esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel. Por mais inaceitável que seja aquilo que você vai dizer, se souber como transmitir, certamente será absorvido por quem ouve, de uma forma compreensível. Seja na vida profissional, familiar, etc.

Nem sempre podemos dizer simplesmente o que pensamos.


"Um golpe de chicote deixa marca, mas um golpe de língua quebra os ossos.
Muitos caíram pelo fio da espada, porém, muito mais foram os que caíram por causa da língua". 
(Eclo 28; 17-18) fonte / tradução Bíblia de Jerusalém.






Leia também:

VOCÊ É COMO O MONGE?

2 comentários:

Seu comentário aguardará liberação do administrador.