segunda-feira, 11 de junho de 2012

AS TRÊS PENEIRAS


Para começarmos nossa semana, me recordei dessa pequena história rica no seu ensinamento e quero compartilhar contigo.

Sem dúvida alguma devemos para alguns instantes e refletir no que se diz respeito ao que falamos. Será mesmo que usamos da verdade em nossos comentários? Há de fato bondade nas palavras que usaremos, pois também é importante perceber se o que desejarmos dizer seria agradável ouvirmos falar de nós mesmo. Por último, a sua real necessidade, ou seja, será que não é perda de tempo ficar passando adiante fatos não verdadeiros, sem grau de bondade alguma nas palavras e sem necessidade.

Portanto, fofocar, não condiz com perfil de pessoas bem sucedidas!










Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o chefe, saiu-se com essa:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou:

- Espere um pouco Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras chefe?

- A primeira, Olavo, é a da verdade. Você tem certeza que esse fato é absolutamente verdadeiro?

- Não. Não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram.

- Então a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então a segunda peneira que é a da bondade. O que você vai me contar gostaria que os outros dissessem a seu respeito?

- Claro que não! Nem pensar, chefe.

- Então, sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a necessidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante?

- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, percebi que não sobrou nada do que iria contar – fala Olavo, surpreendido.

- Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo e continua:

- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante, pois:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas medíocres falam sobre pessoas.


A verdade nos trás segurança para qualquer situação da vida. quem anda com a verdade e na verdade nunca ficará frustado com seus resultados.

A bondade é um dom maravilhoso dado por Deus a nós, mas infelizmente abrimos mão de usá-la muitas vezes em nosso dia a dia. Agir com bondade faz do ser humano mais humilde e ao mesmo tempo grande. Pense nisso um pouco.

Necessidade de transmitir alguma informação ao próximo significa que seja verdadeiro e de gesto bondoso para com quem receberá a informação e de quem se passa. Além de tudo isso, quando verificamos sua real necessidade, trabalhamos nosso bem inestimável que é o tempo. 

Dizer coisas sem necessidade é perder tempo e, cada minuto perdido, não podemos mais recuperar.

Pratique!



Um comentário:

  1. Adorei,desconhecia este Dito sobre as Tres Peneiras, gostei da ideia e vou começar as usa-las diante de alguns episodios de que as vezes nos deparamos.......

    ResponderExcluir

Seu comentário aguardará liberação do administrador.